quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"Frost / Nixon"

No Verão de 1977, três anos após a sua demissão do cargo de Presidente dos EUA, Richard Nixon acedeu quebrar o silêncio a que se tinha remetido ao concordar ser entrevistado pelo britânico David Frost. Em troca de uma avultada quantia monetária, Nixon pretendia utilizar a entrevista como um meio de regressar ao palco mediático da política e de retratar a sua imagem, na sequência do escândalo "Watergate". David Frost, um bem sucedido apresentador de talk shows em Inglaterra e Austrália, era o improvável entrevistador e poucos acreditavam que teria sucesso na tarefa de obrigar Nixon a retratar-se dos erros/crimes que cometera... Os dois dias de entrevista deram origem a um conjunto de quatro programas televisivos denominado "The Nixon Interviews", entretanto editado em DVD dado o sucesso do filme. O primeiro dos programas obteve uma audiência de 45 milhões de pessoas, a maior de sempre da história para uma entrevista política, valor esse que ainda hoje prevalece... Após a emissão dos programas , Nixon não mais regressou à política e o pedido de clemência ao povo americano, que acabou por fazer num momento da entrevista é, ainda hoje, a imagem que prevaleceu dele...

Baseado num acontecimento verídico, Peter Morgan (argumentista de "A Rainha" e "O último Rei da Escócia") escreveu a peça "Frost/Nixon" e posterior adaptação para cinema. Os actores protagonistas do filme, Michal Sheen (Frost) e Frank Langela (Nixon), são os mesmos da peça o que contribuiu seguramente para o seu sucesso... O filme encena de forma brilhante o combate entre dois grandes egos... De um lado Nixon, motivado pelo desejo de reparar a sua imagem e respectivo lugar na História, do outro Frost, que ambicionava a consagração e reconhecimento do jornalismo dito "sério". Nenhum detalhe é desprezado, sendo que o espectador mergulha nos bastidores e longos preparativos que antecederam as entrevistas. Quando o momento do confronto chega a entrevista mais parece um combate de "boxe", onde apenas um dos lados pode vencer... No caso venceu Frost! O filme aparentemente não tem nada a seu favor dado que se trata "apenas de uma entrevista" mas, além da ilustração de um momento histórico, permite também uma reflexão sobre o poder do jornalismo e sua relação com os "profundos" bastidores da política... Muito bom!

Pontuação: * * * 3/5 - A não perder
Sessão: UCI Arrábida Shopping, 11/02/2009, 21:50


Para quem viu o filme e/ou gosta de História... A "SIC Notícias" tem vindo a transmitir as referidas entrevistas durante a presente semana. Aconselha-se! Também se encontram algun s excertos no youtube provenientes do site oficial do programa (link). Por aqui fica: "I gave them a sword, and they stuck it in...".

Sem comentários: