domingo, 8 de fevereiro de 2009

ACTUAL - Sem. 6 - Fev/09

Ufff... O ambiente está bem mais desanuviado... A chuva ainda cá anda mas a bela estrela do nosso sistema solar deu alguns sinais de vida! :p A insuflada corrente de notícias sobre o "Caso Freeport", alegado caso de corrupção com participação de José Sócrates, está a perder volume arriscando-se a cair no esquecimento... Para tal contribuiu uma recente sondagem, sobre as intenções de voto dos portugueses, que contabiliza uma descida de Manuela Ferreira Leite superior à de José Sócrates. E isto apesar do suposto escândalo "Freeport". Os abutres do PSD não facilitam e, rezam as crónicas, Pedro Passos Coelho e Rui Rio já estarão a equacionar uma candidatura à presidência do principal partido da oposição... Tudo em prol de Portugal, claro!

No outro lado do espectro político, o Bloco de Esquerda realizou a sua VI Convenção onde as "dores de crescimento" são evidentes. O que fazer com o previsível crescimento do eleitorado, oriundo da descontente ala esquerda do PS? Continuar a ser um "partido de protesto"? Ou uma alternativa efectiva de governação em coligação? O impasse pode ser dramático... Tanto nas legislativas como nas autárquicas em Lisboa, onde a coligação PSD-CDS tem boas hipóteses de vencer. Santa Lopes is back!! :p Ironicamente, o aparentemente fútil, José Sócrates parece ser o mais esclarecido, apresentando algumas medidas interessantes na sua moção: regionalização, impostos sobre os mais ricos e casamento entre homossexuais... Quem diria, hum?

Quem gosta de baralhar as coisas é o nosso poeta Manuel Alegre. No seu "estilo inconfundível" lá consegue dar um ar de "alternativa anti-sistema", o que é bastante irónico tendo em conta que é deputado à décadas. Manuel Alegre é uma figura que vale muitos votos, visto que agrada tanto aos de direita como aos de esquerda. Tem um discurso à esquerda mas uma pose aristocrata típica de direita (do género: caçador rico que bate na mulher quando esta estraga a roupa com o ferro de engomar...) Eu pessoalmente acho-o ridículo. Sempre que fala limita-se a misturar as palavras/expressões: liberdade, Abril, ditadura, "estive preso" ou "ninguém me cala"... Wacky wacky! Estamos em 2009! A Revolução de Abril foi à 35 anos... Não será chegado o momento de avançar?

Para os românticos, nostálgicos e herdeiros do "estilo Manuel Alegre", recomenda-se o visionamento de dois excelentes filmes que ilustram importantes momentos da história recente da Alemanha: "Valquíria" (sobre o atentado falhado a Hitler) e "Badder Meinhof Complex" (sobre a "facção do exército vermelho", grupo terrorista de extrema esquerda dos anos 70). Os alemães tiveram uma ditadura fascista, duas Grandes Guerras, um violento movimento de extrema esquerda e um Muro até 89.. Entretanto tornaram-se na maior potência europeia, recuperaram o orgulho pelo seu país (com o esvoaçar de bandeiras no Mundial de Futebol de 2006) e até já fazem filmes sobre a sua história... E nós? Ainda estamos a bradar por "liberdade" e a cantar "venham mais cinco...". ?? Já nem peço que se façam filmes... :p

Sem comentários: