domingo, 1 de fevereiro de 2009

ACTUAL - Sem. 5 - Fev/09

A semana foi verdadeiramente... Humm... Deprimente! A começar por algo tão fútil como o "clima". Estamos condenados a ter chuva e nevoeiro de manhã à noite, com os problemas que daí advêm: mau humor, baixa produtividade, trânsito caótico e muitos muitos acidentes! Não tenho memória de um Inverno tão rigoroso. Claro que as notícias diárias de "despedimentos colectivos", de trabalhadores de todo o Mundo, também não ajudam. Só esta semana foram feitos anúncios de despedimento de cerca de 100 mil pessoas, de empresas multi-nacionais em todo o Mundo... O ano de 2009 vai ser bastante complicado...
Como não podia deixar de ser, em Portugal estamos entretidos com outras coisas bem mais interessantes... O histérico debate e cascata de notícias, sobre um alegado caso de corrupção do actual primeiro ministro, José Sócrates, continua em grande... Todo os dias surgem "novos desenvolvimentos" do caso, que é como quem diz, todos os dias os "jornais" retiram algo de "picante" do processo (que supostamente deveria ser sigiloso...) e lançam a confusão. Não é nada fácil acompanhar um caso que discorre tantos nomes, envolvidos, datas, factos sem coerência aparente. Não seria melhor deixar a "Justiça" funcionar normalmente, em vez de se fazer um julgamento nos media? É que isso não tem dado bom resultado... Ver: Casa Pia, Fatinha Felgueiras, Sobreiros, submarinos, etc, etc. É que... Uma pessoa trabalha o dia inteiro e, quando chega a casa ás 20h, é completamente atropelada por notícias e insinuações de que Primeiro-ministro é corrupto... Depois admiram-se que o povo prefira falar de futebol!

Já não chegava termos um Primeiro-ministro suspeito de ser "suspeito" do crime de corrupção, e ainda temos de aturar um Presidente da República... Digamos que... Culturalmente limitado! Então não é que Cavaco Silva acha que a causa do fenómeno da "nova pobreza" é resultado da nova Lei do Divórcio! Qual crise qual quê! A culpa é de uma lei, em vigor à 15 dias, a partir da qual ainda não foi tomada nenhuma decisão judicial... Em que país é que este Sr. vive?










Há duas formas de lidar com tudo isto... A primeira hipótese é ir assistir à excelente peça "A cidade dos que partem", da autoria da Palmilha Dentada, em cena no TeCA (Teatro Carlos Alberto), que faz um incisivo e realista retrato da situação que se vive no Porto (e até no Norte ou em Portugal inteiro). Resumindo, ou isto muda ou então mais vale partirmos daqui... Outra maneira é vibrar e festejar, que nem um "louco", os golos do Mantorras (como o desta semana...) ao serviço dessa instituição de alienação social: S. L. Benfica. Eu optei pela primeira! ;)

Sem comentários: