sexta-feira, 17 de abril de 2009

"AIDA"

A fulgurosa "AIDA", composta e estreada em 1871, é uma das mais famosas criações de Giuseppe Verdi. Trata-se da história do cativeiro de uma princesa etíope - Aida - e do seu amor correspondido pelo general guerreiro egípcio Radamés. O pai de Aida acaba por ser feito prisioneiro, durante a guerra entre o Egipto e a Etiópia, obrigando esta a dolorosamente optar pelo amor ao seu pai ou por Radamés! Este acaba por inadvertidamente revelar os planos de Guerra ao pai de Aida, o que o levará à condenação à morte pelo Faraó egípcio. O longo drama termina com o encontro, de Aida e Radamés, no túmulo onde morrerão juntos...

A minha estreia na Ópera!! Convém esquecer os habituais preconceitos associados a este tipo de espectáculo, pelo menos no Coliseu do Porto, nomeadamente: elevado preço (paguei mais no espectáculo dos STOMP), obrigatoriedade de trajes formais (existem mas estão em vastíssima minoria) e incompreensibilidade (o acesso "a priori" a informação e DVDs da obra com legendas é, hoje em dia, facílimo). Não sou um conhecedor de música clássica por si só, ainda que a consiga apreciar quando acompanhada de imagem (no cinema) ou interpretação (teatro). Assim sendo, decidi arriscar aprofundar os meus conhecimentos neste género musical, sobretudo numa fase desoladora em termos de música pop-rock. :p Nada melhor que uma ópera famosa e da qual toda a gente reconhece alguns trechos... Cenários majestosos, trajes a preceito, enormes coros e solistas que quase emocionam a plateia por si só! Muito bom! :)

Pequena nota negativa para as aparentes falhas técnicas que impediram a habitual tradução simultânea da Ópera. Para quem desconhece a obra e sua história, torna o espectáculo desinteressante, e mesmo para quem conhece é sempre uma mais valia compreender tudo o que se está a ouvir... De qualquer forma, uma experiência a recomendar e a repetir... :)

Pontuação: * * 2/5 - A ver
Sessão: Coliseu do Porto, 07/04/2009, 21:00 (€15 - Galeria)

Companhia: Grande Ópera de Kazan

Sem comentários: