sábado, 3 de janeiro de 2009

Viagens #1 - Serra da Estrela

Dezembro é o grande mês dos feriados, "pontes", férias e festas... Tentei acompanhar a tendência passando o fim-de-semana prolongado, em honra da Imaculada Conceição, de 6 a 8 de Dezembro na zona da Serra da Estrela! :)

Com saída na manhã de sábado, dia 6/12, o almoço realizou-se em Viseu no "verrry typical" restaurante "Vitaminas" em pleno "Palácio do Gelo". :p O Centro Comercial está completamente forrado com a cara, e algum corpo, da Catarina Furtado. De facto fica mais bonito assim, servindo para compensar a desilusão que é a minúscula pista de gelo... Uma visita ao bar "Minus 5º Ice Longe" (Bar de Gelo) fica para uma próxima ocasião... A tarde ficou reservada para uma visita à simpática cidade, que incluiu: o Museu Grão Vasco, a Sé, a Igreja da Misericórdia, a estátua de Viriato, a rua Direita & Rossio e o recinto da Feira de S. Mateus. A minha única visita a Viseu tinha ocorrido em 2003, a propósito do Campeonato do Mundo de Andebol (Portugal-Alemanha), na qual só visitei a cidade de noite (cof, cof, cof). Fui também à discoteca "Day After", a maior disco de Portugal pelo menos na altura, onde gastei o valor do "consumo mínimo" na minha primeira e única experiência de "Karting"... :p

VISEU (6/12/2008)


A primeira etapa da viagem terminou com a chegada à Guarda, a mais alta cidade de Portugal que, ao longo dos dois dias que lá estive, permaneceu sempre encoberta por nevoeiro. :) Ainda assim, deu para apreciar a beleza e simplicidade do centro histórico, em particular: a Praça Velha (com a estátuda de D. Sancho I), a Sé, a Igreja da Misericórdia e a Torre de Menagem do antigo castelo. A pousada da Juventude da Guarda, onde pernoitei, tem óptimas condições (climatização, a 5 minutos a pé do Centro, a 10 minutos a pé do Vivaci, pequeno-almoço, parque de estacionamento privativo, quarto duplo c/ WC --> € 16/noite/pessoa), constituindo uma boa alternativa à oferta hoteleira em plena Serra da Estrela. Ideal para uma "escapadinha".

Pousada da Juventude --- GUARDA (6-7/12/2008)

Na manhã de domingo dirigi-me à Serra da Estrela! Após passagem pela Covilhã e por uma fila de pelo menos uma hora, lá consegui atingir o ponto mais alto de Portugal Continental, a mítica Torre! A foto em baixo ilustra, na perfeição, as condições atmosféricas daquele dia... Muita chuva misturada com neve e muito muito frio! Não aguentei mais de 15 minutos fora do carro! Lol! :) Ainda assim, a possibilidade de ver e tocar na tão rara "neve", vale sem ponta de dúvida a viagem e o sacrifício de resistir à baixa temperatura. :p O regresso foi tranquilo e incluiu passagem na vila de Manteigas devidamente precedida por viagem pelo vale do Zêzere.

SERRA DA ESTRELA (7/12/2008)


O dia terminou com jantar + sessão de cinema (a minha 3ª vez do "Mama Mia!" :p) no Centro Comercial Vivaci da Guarda. Aliás com esta curta viagem pelo Interior-centro, cai completamente por terra, pelo menos para mim, a imagem de um "Interior" deserto e desfavorecido... Toda a viagem (Porto-Viseu-Guarda-Covilhã) foi feita em auto-estradas, todas as cidades tinham os centros históricos arranjados, iluminados e possuíam o respectivo Teatro Municipal e a existência de centro comerciais (c/ as mesmas lojas e cinemas do litoral) permite semelhante acesso à cultura e "modo de vida". É de assinalar a evolução da qualidade de vida deste "Interior" pelo menos.

Na segunda-feira de manhã iniciou-se o regresso à Invicta, havendo ainda tempo para uma passagem por Lamego. A cidade é famosa pela sua "bôla" (embora eu me fique pela de "carne" evitando as de "bacalhau" e "sardinha") e pela colina da Nossa Senhora dos Remédios, que é surpreendentemente um dos locais mais bonitos e impresisionantes de Portugal! :)

LAMEGO (8/12/2008)


Sem comentários: