sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cinema do Terço

Graças ao feriado municipal de Santa Maria da Feira na passada terça-feira, onde se celebra à mais de 500 anos a Festa das Fogaceiras, tive direito a fim-de-semana prolongado! :) Aproveitei-o em parte para passear um pouco pelo Porto, coisa que já não fazia há algum tempo, sobretudo em dias úteis (segunda e terça-feira). Para minha grande surpresa, quando estava na zona do Marquês, deparei-me com os trabalhos de DEMOLIÇÃO do Cinema do Terço!! Embora já estivesse fechado desde 2003, o edifício, provavelmente cada vez mais degradado (pelo menos a julgar pelo cheiro que emanava), ainda lá continuava... Aparentemente será substituído por um parque de estacionamento e pavilhão desportivo, que serão explorados pelos detentores do espaço: o Instituto Profissional do Terço (Instituição de Solidariedade Social e de Educação para menores desfavorecidos e/ou em situações de risco).

O Cinema do Terço sempre fez parte da minha paisagem urbana... Durante 18 anos cresci entre as zonas da Boavista e do Marquês, sendo o Terço palco de várias festas da minha escola primária, das minhas primeiras idas ao cinema e, mais recentemente, de espectáculos de grupos académicos da Universidade do Porto... O Cinema testemunhou o meu crescimento e marcava indelevelmente a paisagem de uma zona da cidade que considero como sendo "a minha casa". Passar ou olhar para o Terço era sempre um momento nostálgico, onde recordava, com saudade, tudo aquilo por que passei e que fez de mim o que sou... Não foi só mais uma sala de Cinema que fechou (para além do encerramento de Passos Manuel, Charlot, Nun´Alvares, etc), foi também um pouco de mim que se perdeu naquele, agora, buraco... E tudo isto sem ninguém me ter avisado ou pedido autorização! :p Tou a ficar velho...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
É com agrado que li os seus reparos ao CINEMA DO TERÇO. Li que afinal o ciema do Terço, para si, não é mais um cinema; é muito mais, é um pouco parte de si. Como cresceu com o Cinema do Terço à sua volta; como li, teve várias fases da sua vida, que passaram pelo Cinema do Terço. Pois bem.... meu caro amigo, também a mim o Cinema do Terço é muito importante; mas... mais importante ainda é a casa que está por trás do cinema; O INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO,(basta clicar duas vezes na foto que tirou e ler o que lá está escrito)que alberga de dia e de noite, crianças, que não têm quem cuide deles; que não têm famíla, mas têm direito à vida e a serem felizes. O Cinema do Terço era um suporte financeiro da Instituição, mas,não por má, mas por péssima gestão dos Gestore??? da Segurança Social, a Instituição ía ser encerrada no dia 30 de Março de 2003, e também ninguém o avisou, nem a imprensa noticiou essa data. Mas Eu e outras pessoas de bem, tomamos conta da Instituição, cuidamos das crianças, demos-lhes um rumo, e hoje, não há Cinema do Terço, mas há uma Instituição que acolhe e cuida muito bem dos 65 jovens que tem à sua guarda, e que estão felizes. Confirmo-lhe que naquele lugar vai ser um Parque de Estacionamento, e um Pavilhão Polidesportivo, mas com a mesma finalidade, ajudar à sustentabilidade da Instituição, como era o cinema. Posso informa-lo, que fui um educando daquela casa, tenho um carinho enorme pelo INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO, e hoje sou um elemento da Direcção da Instituição. Daqui lhe faço um convite, se admira aquela Instituição, venha visita-la, ver como as nossas crianças estão bem, e ajude-nos a ajuda-los melhor, fazendo-se sócio da Instituição. Só com a ajuda de todos, se consegue dar o melhor a quem tanto necessita... as crianças. P.f. veja o nosso site: http://ipterco.com.sapo.pt/. ou no GOOGLE, meta Instituto Profissional do Terço.
Obrigado.
José Maria Leitão
Secretário da Direcção do I.P.T.