domingo, 25 de janeiro de 2009

ACTUAL - Sem. 4 - Jan/09

A semana até nem começou mal... Terça-feira brindou o Porto com uma tempestuosa queda de granizo, cobrindo as ruas e carros de um enorme manto branco. Pena foi que o efeito apenas tenha durado uns 40 minutos, ao fim dos quais tudo estava de regresso à normalidade. Ohhh :( Na parte da tarde, o Mundo assistiu (2 milhões dos quais "in loco") à tomada de posse do 44º Presidente dos Estados Unidos da América: Barack H(ussein). Obama.

A tomada de posse é a apoteose do espectáculo "à americana". Juramento, discurso, desfile, parada, música, bandas, baile de gala... Enfim! Um bocado piroso para o meu gosto, mas o momento alto terá talvez sido a entrada de George e Laura Bush no helicóptero militar que os recambiou para o Texas... God blessed America in (ou "at"?) that moment! Obama não será o "Super-homem" ou o "Salvador da Pátria" (no caso do Mundo...), mas pelo menos dá garantias que certos limites do razoável não voltarão a ser ultrapassados, coisa que não aconteceu com W. Bush. . São prova disso os decretos-lei, assinados no primeiro dia da sua presidência, que visam o encerramento da Prisão de Guantánamo! Já é alguma coisa...
A actualidade é dominada totalmente pela crise económica mundial... Jornais, televisões e rádios debitam, todos os dias, diferentes nomes de empresas que abrem falência, intercalados por previsões e indicadores macro-económicos negativos. O pessimismo agudizou-se quando a meio da semana foi anunciada a insolvência do gigante alemão: Qimonda. Caso não seja encontrado um investidor, isto poderá significar o encerramento da fábrica do grupo em Vila do Conde, com consequente despedimento dos seus 1.800 trabalhadores. A Qimonda Portugal é a maior exportadora do país, maior que a "Auto Europa".

Um terramoto político atingiu Portugal, com as notícias do eventual envolvimento do primeiro-ministro Sócrates num caso de corrupção, que tem como base um pretenso favorecimento no licenciamento do Outlet de Alcochete ("Freeport"), quando este era Ministro do Ambiente. As diligências policiais e judiciais verteram as habituais "fugas de informaçao" para os Media (vamos lá saber porquê?!), obrigando os portugueses a questionar-se: "será que o nosso primeiro-ministro é corrupto?". Era mesmo isto que o país precisava em tempo de crise.
Pior que isto só mesmo os relatos que chegam da Faixa da Gaza.! Agora que Israel já nos "concedeu" a "gentileza" de interromper o bombardeamento e massacre da população da Palestina, os jornalistas já podem entrar em Gaza de forma a nos testemunharem a enorme destruição do território (nomeadamente: escolas, universidades, hospitais e muitas muitas casas...). Curiosamente, apenas a Imprensa parece interessada no tema, visto que as "Televisões" não transmitem nada. Porquê?

Nota para o desaparecimento de João Aguardela, falecido em Lisboa no passado dia 18, vítima de cancro. Ex-vocalista da banda Sitiados (que fez furor nos idos anos 90 com o hit single "Vida de marinheiro" - vídeo aqui) mentor do projecto "Megafone" e integrava actualmente a "A Naifa". Após o enorme sucesso dos Sitiados, o músico optou por integrar projectos mais discretos, que apostavam sobretudo na mistura entre música tradicional portuguesa e a electrónica.

Sem comentários: