sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Inimigos Públicos"

Filme sobre a história do norte-americano John Dillinger (Johnny Depp), líder de um grupo de gangsters, famoso pelos inúmeros assaltos a bancos e evasões de prisões, em plenos anos da Grande Depressão (anos 30). Considerado como um "Robin dos Bosques" dos tempos modernos, Dilinger foi declarado como inimigo público n.º 1 por J. Edgar Hoover, chefe do departamento do FBI, cabendo a Melvin Purvis (Christian Bale) a difícil e imoral tarefa de o deter.

A expectativa em torno do filme era bastante grande... A reunião, em torno da história de um dos mais famosos "gansters", de um bom realizador de "acção" (Michal Mann) com um elenco de luxo (Johnny Depp, Marion Cotillard e Christian Bale) e um orçamento chorudo, colocou "Inimigos Públicos" como um dos momentos mais aguardados do ano! O filme é bastante bom (até porque era difícil não o ser) mas está longe de ser a obra-prima anunciada... O problema parece residir na interpretação de Johnny Depp, que nunca parece descolar da habitual imagem de "boneco" , comum a todas as suas personagens. Se Cotillard e Bale estão a bom nível, ao ponto de merecerem "aparecer" mais, o mesmo não se pode dizer de Depp que nunca consegue dar a profundidade e drama ao personagem. A realização, na primeira parte do filme, não parece estar a um bom nível! Cenas importantes para a história, como os assaltos aos bancos (para melhor, ver: "The Dark Knight" ou "Point Break") ou o romance entre Dillinger e Billie (Cotillard), são muito pouco intensas e convincentes... O filme melhora à medida que caminha para o seu desfecho, sobretudo nas cenas de acção (os já famosos tiroteios "à la" Michael Mann), na questão política que o filme acaba por levantar e no final fortíssimo. O facto de Dilinger ser uma vítima do seu próprio mediatismo, acabando por ser usado pelo sistema judicial/policial como pretexto para a extrapolação das funções e limites do FBI, é a metáfora perfeita dos tempos actuais... Uma pequena desilusão de três estrelas... :p

Pontuação: * * * 3/5 - A não perder
Sessão: Cinemas Cidade do Porto, 01/08/2009, 21:30


P.S. Nota para os chapéus do filme, todos eles fabricados por uma empresa, líder mundial no ramo, de S. João da Madeira (FEPSA).

Sem comentários: