domingo, 6 de setembro de 2009

ACTUAL - Sem. 35 - Setembro/09

A semana ia calma! Entre o rescaldo de mais uma vitória do Benfica e os amorfos debates televisivos entre os candidatos para as eleições legislativas de Setembro, tudo parecia decorrer com normalidade... Até que, chegados a quinta-feira, testemunhamos um dos maiores "furacões políticos" dos últimos anos... A estação televisiva TVI, supostamente a mando da sua casa mãe - grupo espanhol PRISA - decide terminar com o polémico "Jornal Nacional de 6ª", da autoria de Manuela Moura Guedes. Isto seria, em condições normais, um acto de bom gosto (tem em conta que o programa era execrável) e de boa gestão (a liderança de audiências da TVI não justifica um programa tão truculento, o que estaria a prejudicar financeiramente a estação). Contudo o PM, José Sócrates, num acto pouco sensato, em Abril último, proclamou-se ao Mundo como o alvo a abater da linha editorial do dito programa... Ao abrir o precedente de abandonar a sua posição institucional para comentar e criticar o "modus operandi" de um órgão de informação, ficou refém de toda e qualquer decisão que se viesse a tomar sobre o mesmo. O afastamento de Manuela Moura Guedes, ainda que possa ser um acto de pura gestão, é assim transformado num exemplo de pressão política sobre a comunicação social, vulgo: censura ou limitação à liberdade de expressão... Pouca interessa se é verdade ou não. O clima, anteriormente potenciado por outros casos, está no ar e na verdade "há já muito tempo que nesta latrina o ar se tornou irrespirável"... Manuela Moura Guedes 2 - 1 Sócrates.

Entre 2004 e 2008, por muito pior que a situação do país estivesse, tudo parecia parcialmente esquecido, graças às façanhas da selecção portuguesa de futebol. Bandeiras das quinas eram içadas nas janelas, o povo gritava "Força", mil programas televisivos tinham como tema "a nossa selecção", amigos e desconhecidos reuniam-se (em casa ou nas ruas) em torno do ecrã da televisão para ver os jogos... Hoje em dia, já nem o parco consolo futebolístico nos vale! O empate (1-1) na Dinamarca , de sábado passado, torna a qualificação directa, para o Mundial de 2010, quase impossível, restando a hipótese de qualificação via "play-off" com os segundos classificados de cada grupo. Estando Portugal em 4º lugar do grupo, para lá chegarmos, vai ser necessária a mistura certa de: fé, calculadora, picanha e sorte... Claro está, que a situação seria ainda pior se Liedson, brasileiro recentemente naturalizado português, não tivesse marcado o golo do empate aos 84'! ! zzzz Para todos os efeitos, já perdemos bastante com tudo isto...

A semana, que agora chega, reserva-nos dois interessantes eventos em torno do mesmo rio. O "Douro Film Harvest" terá lugar na região do Douro (Lamego, Régua e Vila Real, entre outros), de 9 a 13 de Setembro, onde além de algumas antes-estreias nacionais, se irá homenagear: Milos Forman e Andie MacDowell. A "Red Bull Air Race" Porto (12 e 13 de Setembro) é sempre um momento incrível e surpreendente de presenciar ao vivo!! A não perder! ;)


Sem comentários: