quinta-feira, 26 de março de 2009

"Estado do tempo", segundo Mário Crespo

Tenho uma relação complicada com o programa "boletim meteorológico" ou "estado do tempo"! :p Independentemente do formato (televisivo ou radiofónico) ou respectivo apresentador ("rapariga bonita" vs "professor(a)") considero-o sempre um momento desinteressante e maçador de qualquer emissão...
O meu desinteresse tem como principal consequência a dificuldade na escolha do vestuário, para cada um dos dias. São inevitáveis e constrangedores alguns erros de "casting".... Desde que tenho acesso aos canais por cabo, nomeadamente ao canal público espanhol TVE, sofro uma recorrente tortura dominical! No normal almoço de fim-de-semana, a minha entidade paternal tem o obsessivo hábito de assistir ao "boletim meteorológico" espanhol (que dura 5 longos minutos!!) com o único intuito de, a partir daí, inferir do estado do tempo que se fará em Portugal... (!) Felizmente este momento coincide normalmente com o final da sobremesa! Uff.

A SIC, enquanto primeiro canal privado português, revolucionou por completo a televisão portuguesa. A renovação efectuada também produziu efeitos no, até então cinzentão, "boletim meteorológico". Quem não se recorda das famosas "meninas do tempo" (Alexandra Fernandes, & Cristina Mohler - video) que, em 1994, geraram polémica por aparecerem a "pisar África"!? Menos de uma década depois a, entretanto criada, "SIC Radical" estreia o programa "Nutícias", onde a modelo Paula Coelho debita as notícias da actualidade e o tempo para o dia seguinte, ao mesmo tempo que se despe (vídeo)! Nova revolução se vive, em plena "SIC Notícias", no actual jornal das 21h apresentado por Mário Crespo!! O final da edição das 21h termina com a previsão do tempo para o dia seguinte... O que é que isso tem de especial? Mário Crespo, em vez de se limitar a debitar as habituais banalidade sobre o estado do tempo (pouco nublado, precipitação, subida da temperatura...), apresenta uma pequena nota histórica sobre uma figura ou acontecimento ocorrido na data em causa! Um curioso momento de informação/cultura que transforma aquele minuto e meio, potencialmente inócuo, num raro magnífico momento de televisão! A não perder! Agora, até eu gosto de ver o "estado do tempo"... Obrigado Mário! :)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Mário Crespo, por mim, podia apresentar só o boletim meteorológico.

É que, de resto, o homem vê o futuro, digamos, invernoso e muito nublado - e faz questão de opinar e de declarar o fecho do país, num toque de vidente, que lhe cai mal.

Um abraço...

P.S. - Concordo com o teu Pai. Eu também trocava o Professor Marcelo, de bom grado, pela TVE.

Pedro Vilas-Boas disse...

:) Compreendo! A questão é que o Mário Crespo já atingiu o estatuto de "instituição televisiva", o que lhe permite uma amplitude de postura maior. Apesar de nem sempre concordar com aquele, creio que dá um toque distinto ao nosso panorama televisivo. Abraço! :p