domingo, 3 de maio de 2009

ACTUAL - Sem. 18 - Abril/09

Foi preciso apenas uma semana para a indevida designação de "gripe suína" se transformar em "gripe A", fazendo jus ao facto de ser uma gripe humana! Contudo, uma semana não bastou para resolver o problema e a gripe está destinada a alastrar-se por todo o Mundo, transformada em pandemia. Portugal permanece imune (pelo menos à data destas palavras) e, segundo os nossos governantes, o país possuiu todos os meios para fazer frente a este problema, caso este se coloque... A ver vamos! (notícia)

Com as campanhas políticas ainda "mornas" e com as novidades sobre Freeport a favorecem José Sócrates, os media "cavalgaram" o assunto: Gripe. Ao longo de toda a semana, fomos acompanhando a evolução dos inúmeros testes de despistagem que foram sendo feitos a portugueses suspeitos de sofrerem do vírus! Segunda-feira, entrava alguém num Hospital, suspeito de ser portador do vírus... Terça, Quarta e Quinta era-nos apresentado o boletim clínico respectivo, até chegarmos à conclusão que a pessoa sofria de outra coisa... O que era? Alguém desejou as melhoras? Hummm... :) (notícia)

O período de acalmia durou pouco... Em plena manifestação da CGTP, a propósito do "Dia do Trabalhor" (1º de Maio), a habitualmente presente delegação do Partido Socialista (PS), este ano liderada por Vital Moreira, foi insultada e agredida por alegados simpatizantes/membros do Partido Comunista Português (PCP)... Já todos sabíamos que os membros do PCP são um pouco rancorosos para com antigos membros, como é o caso de Vital Moreira, mas talvez não fosse de esperar uma atitude tão violenta e intolerante. Para um partido que passa a vida a apregoar os valores de "liberdade", "tolerância" ou "democracia"... Eis que cai a máscara e se nos mostram a sua verdadeira face... Pior que as agressões foram as reacções de Carvalho da Silva (líder da CGTP) e Jerónimo de Sousa (líder do PCP), que tardaram em lamentar o sucedido e tentaram encontrar justificações metafísicas para o sucedido, à boa maneira soviética eu diria... É pena que estes supostos "guardiões da moral e bons costumes" não sigam os princípios e standards que exigem aos outros... Obrigado ao Vital Moreira, pela lembrança da índole anti-democrática do PCP.

Entretanto, faz este fim-de-semana dois anos que a criança inglesa Madeleine McCan desapareceu do quarto de hotel, onde os pais a tinham deixado a dormir para ir jantar, em plena Praia da Luz (Algarve). Estamos perante o caso de desaparecimento de um menor mais mediático de sempre. O rosto de Madeleine McCan é umas das imagens mais reconhecidas por todos, tal foi a projecção que o caso teve. Cartazes, programas de televisão, filmes, fotos, jornais... Tudo foi utilizado pelos pais, na sua busca incessante pelo paradeiro da filha, um pouco por todo o Mundo. Por cá o caso acentuou a crise de confiança nos sistemas de investigação e judiciais portugueses, tal foi a incompetência e inoperância das nossas instituições. Chegou-se ao ponto da constituição de arguidos, de que é o caso Robert Murat, sem que a investigação tenha confirmado as suspeitas que incidiam sobre ele. Claro que entretanto, e durante uma semana, Robert Murat foi considerado pelos media como o raptor de Madeleine... A Justiça portuguesa é um verdadeiro manual de como "destruir a reputação de uma pessoa".

O investigador da PJ encarregue do caso, Gonçalo Amaral, entretanto tornado num celebridade pública, foi na época afastado do caso e da profissão. Na base dessa decisão terá estado, supostamente, o rumo da investigação, que consideraria os "pais" como os principais suspeitos do rapto/morte de Madeleine... Claro que os processos judiciais contra Gonçalo Amaral, por abuso de poder e agressões durante interrogatórios a arguidos de outros processos, também não terão ajudado... Sobretudo perante a difusão mundial que o caso teve! O que fica do "Caso Madie"? Um celebridade pública portuguesa, Gonçalo Amaral, que lança livros, dá conferências e até tinha ideias de se candidatar à câmara de Olhão... Ufff! Umas piadas de ocasião: "Quantas Madeleines cabem na mala de um Yaris?" Um programa da Oprah sobre o caso... Isto é que é televisão! Fica o vídeo: AQUI ;)

Sem comentários: