segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Gomorra"

Baseado no livro de Roberto Saviano (jurado de morte desde então) e realizado por Matteo Garrone, "Gomorra" foi um dos acontecimentos do Festival de Cannes 2008, onde conquistou o Prémio Especial do Júri. A imagem sofisticada e sumptuosa da máfia norte-americana, apresentada nos filmes de Coppola e Scorcese, não encontra seguimento neste retrato cru e "realista" da Camorra (máfia Napolitana).
Numa primeira fase o filme não é muito fácil de seguir. Já não vejo cinema europeu como dantes, sobretudo desde que o cinema Nun´Alvares fechou, causando alguma estranheza o tipo de filmagem e a disposição da narrativa. O filme, que mais parece um documentário, apresenta 5 histórias do dia-a-dia de uma das zonas mais degradadas de Nápoles, o bairro de "Scampia" (maior mercado de droga a céu aberto, do Mundo). Filmado sempre com câmara ao ombro e misturando actores profissionais com habitantes locais, obtém-se um testemunho chocantemente credível (real?) do estado de pobreza e destruição das pessoas que lá vivem.

Mais que pelo valor cinematográfico, o filme serve como chamada de atenção para a decadência, violência e pobreza a que as pessoas, estão fatalmente destinadas, sem que se vislumbre qualquer alternativa. E isto tudo em Nápoles, a terceira maior cidade de Itália, vulgo União Europeia... Ainda que a outra escala, será a situação muito diferente nos bairros de Portugal?

Pontuação: * * * 3/5 - A não perder
Sessão: UCI Arrábida Shopping, 01/10/2008, 21:30

Sem comentários: