segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Premiados Cinanima 2009

A 33ª Edição do Cinanima terminou, no último domingo, com a apresentação dos filmes premiados no festival deste ano. O "Grande Prémio" do Festival foi atribuído a "The Spine" (Chris Landreth, Canadá), compreensivelmente um dos momentos mais arrojados a nível técnico, visual e temático.

"Panique au village", que tive o enorme prazer de assistir no Festival de Sitges 2009, foi considerada a "Melhor Longa Metragem". Bons momentos com "French Roast" (Fabrice O. Joubert, França), o desespero de um alto membro da sociedade quando não tem forma como pagar um café, e a curta portuguesa "O Acidente" (André Marques e Carlos Silva), com uma ironia brejeira bem lusitana associada aos desenhos cativantes! O prémio para o melhor primeiro filme recaiu sobre a curta francesa "Gary", uma bonita história sobre a angústia da pré-adolescência (disponível de seguida).



O melhor momento ocorreu aquando da projecção de "Logorama", curta francesa que recebeu o "Prémio Especial do Júri". Partindo de uma história clássica do cinema de acção norte-americano, o assaltante que acaba cercado pela polícia num restaurante com uma dezena de reféns, o filme apresenta a destruição do estado da Califórnia com tudo o que isso encerra alegórica e indirectamente sobre os tempos que vivemos. Até aqui, tudo normal... O que distingue "Logorama" é o facto de todos os edifícios californianos, assim como os personagens, serem representados por logotipos ou símbolos de produtos/marcas!! O absurdo chega ao ponto de Ronald, mascote da MacDonald´s, ser o assaltante e os polícias serem, nem mais nem menos, os bonecos da Michelin. Violência, palavrões e marketing execessivo não são esquecidos... Bom, não convém mesmo perder isto! Há falta de melhor, fica um excerto possível. :)

Sem comentários: